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O que é o Maralto

O Maralto Terminal de Contêineres será um dos empreendimentos portuários mais modernos do Brasil.

Localizado no município de Pontal do Paraná, a 100 km de Curitiba, o projeto vem para consolidar o papel do Paraná na movimentação nacional de cargas e agregar maior competitividade ao comércio exterior brasileiro.

O empreendimento se destaca por um planejamento que incorpora as melhores práticas internacionais de operação, gestão ambiental e relacionamento com a comunidade. Para nós, fazer negócios só faz sentido se ele gerar benefícios para todas as partes envolvidas.

Maralto é um projeto que pertence a um fundo de investimentos gerido pela Vinci Partners, que possui vasta experiência em grandes projetos de infraestrutura e na indústria, em diversos segmentos.

Por que Maralto?

O nome do terminal de contêineres do Paraná faz uma homenagem à grandeza da natureza e reforça um dos nossos principais atributos: a profundidade do mar [de 16m junto à área de atracação dos navios], que fará do Maralto um dos únicos terminais do hemisfério sul e o único do Paraná apto a receber os maiores e mais modernos navios porta-contêineres do mundo.

Vantagens competitivas

Da localização e estrutura à gestão socioambiental, o Maralto vai contribuir para a oferta de uma solução portuária de alta eficiência na movimentação de contêineres no Brasil.

Pela proximidade de outros mercados com atuação tradicional voltada para o comércio exterior, o empreendimento encontra-se em uma rota estratégica já mapeada e de fácil acesso para as embarcações.

A tecnologia de ponta estará presente na operação de movimentação de carga através de equipamentos 100% eletrificados, com redução significativa na emissão de CO2, e nos equipamentos com alto nível de eficiência e segurança.

As cargas conteinerizadas caracterizam-se por serem cargas limpas, ou seja, não geram poeira, cheiro ou resíduos. Além disso, são manuseadas em recipientes metálicos que não só protegem o seu conteúdo como também isolam as mercadorias do ambiente externo. Juntas, essas condições contribuem para uma operação portuária ágil, que reduz o tempo de permanência dos navios no terminal e impactos no entorno.

A profundidade maior junto ao cais permite não apenas atracar navios mais modernos e com maior capacidade de carga, mas também os que operam segundo as metas internacionais para redução de gases causadores do efeito estufa no transporte marítimo. Com isso, o Paraná vai se tornar um dos primeiros estados do Brasil a cumprir essas exigências e o Maralto coloca a tecnologia a serviço do desenvolvimento sustentável.

Principais números

  • 627 mil m² de área total
  • 16m de profundidade na área de atracação
  • Capacidade anual de movimentação de até 3 milhões de TEU por ano
  • 10 guindastes pórticos de cais (STS) para embarque e desembarque de contêineres
  • 32 equipamentos para transferência de carga entre cais/berço e pátio (Shuttle Carriers)
  • 56 ASCs (Automatic Stacking Cranes) para a movimentação de contêineres no pátio
  • Armazém coberto de 25 mil m²
  • 450 mil m² de pátio para armazenagem de contêineres
  • Até 1,5 mil empregos diretos gerados durante a obra
  • Até 1,5 mil empregos diretos na fase de operação
  • Até 6 mil empregos indiretos motivados pelo empreendimento

Aspectos técnicos do projeto

O Maralto Terminal de Contêineres será um dos terminais portuários mais modernos do mundo. A operação contará com equipamentos e tecnologia de ponta usados a favor da eficiência, segurança e respeito ao meio ambiente e comunidades.

Para alcançar uma movimentação de até 3 milhões de TEU por ano, o projeto compreenderá uma área de 627 mil m². Deste total, 450 mil m² serão destinados ao pátio de contêineres e 25 mil m² ao armazém coberto. A operação de movimentação de carga através de equipamentos 100% eletrificados, com redução significativa na emissão de CO2.

Os 10 guindastes pórticos de cais (STS) para embarque e desembarque dos contêineres dos navios permitirão maior eficiência à operação e irão reduzir o tempo de permanência das embarcações no terminal. O Maralto possui ainda 32 equipamentos (Shuttle Carriers) para transferir a carga entre cais/berço e pátio e 56 ASCs (Automatic Stacking Cranes), que além de empilhar os contêineres no pátio receberão dos Shuttle cargas vindas do cais (no desembarque) e entregarão a eles os contêineres que devem ser embarcados nos navios, trazendo para o Brasil soluções inovadoras na automação de terminais portuários. Os parceiros e clientes contarão ainda com 6 mil tomadas para contêineres reefer, que recebem cargas que necessitam de refrigeração.

Junto à área de atracação das embarcações haverá 16m de profundidade, tornando o terminal ideal para a chegada de navios de última geração, com maior capacidade de carga (até 400m de comprimento) e que já atendem às metas globais para redução de gases causadores do efeito estufa no transporte marítimo.

Presença na região

Além de elevar o patamar de movimentação portuária de cargas no litoral paranaense, o Maralto busca impulsionar o desenvolvimento da região.

O empreendimento prevê a geração de empregos na etapa de construção do terminal portuário (até 1,5 mil empregos diretos gerados durante a obra) e a criação de novos postos de trabalho também durante sua operação: serão até 1,5 mil empregos diretos e 6 mil vagas indiretas motivadas pelo Maralto. Para priorizar a contratação da mão de obra local, serão desenvolvidas ações voltadas à formação e qualificação profissional dos trabalhadores.

A instalação e operação do empreendimento terão ainda potencial para acelerar o crescimento da rede de serviços da região (como comércio, hotelaria e alimentação) e ações de empreendedorismo local, além de naturalmente atrair outros serviços logísticos para o entorno do terminal.

Outra forma de o Maralto contribuir com o desenvolvimento regional será por meio da geração de impostos, principalmente o ISS municipal (Imposto Sobre Serviços) e ICMS estadual (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que poderão ser direcionados para iniciativas públicas em áreas como saúde, educação, turismo, segurança pública e infraestrutura urbana.

Localização